SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número98Chronos, Kairós y la temporalidad de la pandemia: confronto entre dioses y posibilidad de reinvención del settingEl trabajo soñado de War memoirs índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

ZERBINATTI, Bruna Paola. Ritmo e cansaço em sessões presenciais e não presenciais. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.98, pp. 41-50. ISSN 0103-5835.

Embora as sessões de análise de modo não presencial já fossem uma realidade em alguns contextos, a pandemia causada pelo novo coronavírus faz com que os consultórios dos analistas se transformem em consultórios virtuais de forma abrupta. Desse modo, psicanalistas têm relatado uma sensação de cansaço muito maior ao fim de sessões realizadas nessa modalidade. Um dos fatores que acreditamos estejam relacionados a isso é a diferença de ritmo entre a sessão presencial e a não presencial - estas últimas tendem a ser mais aceleradas e tolerar menos silêncios, sob pena do risco de extinção do encontro analítico. Propomos assim uma reflexão sobre tais fatores, utilizando conceitos da Semiótica Tensiva, do linguista francês Claude Zilberberg, bem como da noção de enquadre como trabalhada por José Bleger e outros autores, construindo assim um trabalho interdisciplinar na interface da semiótica com a psicanálise.

Palabras clave : ritmo; psicanálise; covid-19; sessões não presenciais; enquadre.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License