SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número98Descubriendo experiencias mentales primitivas: una clínica psicoanalítica de terrorLa espera en la "Era de la pri(e)sa" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

OLIVEIRA, Adriana Maria Nagalli de. Tocando a vida com os dedos: reciprocidade na clínica de adolescentes. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.98, pp. 81-93. ISSN 0103-5835.

No artigo, a autora trata a reciprocidade como a reverberação entre analista e analisando, com foco no trabalho psicanalítico com adolescentes. Entende que é na adolescência que as confusões se ativam mais intensamente. A necessidade de destituir a autoridade dos pais externos confunde-se com a queda dos pais internos, o que deflagra a necessidade de identificação introjetiva -processo que, por sua vez, aparece no apego a figuras sociais, grupos musicais, esportivos e culturais. As ideias aqui desenvolvidas partem do conceito de reciprocidade estética (Meltzer, 1992; 1995), culminando em ampliações sobre os processos de identificação e introjeção, que se desenrolam exatamente nessa troca recíproca.

Palabras clave : reciprocidade estética; introjeção; projeção; função alfa; simbolização.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License