SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número98Desbravando vivências mentais primitivas: uma clínica psicanalítica do terrorA espera na "Era da pre(s)sa" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

OLIVEIRA, Adriana Maria Nagalli de. Tocando a vida com os dedos: reciprocidade na clínica de adolescentes. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.98, pp. 81-93. ISSN 0103-5835.

No artigo, a autora trata a reciprocidade como a reverberação entre analista e analisando, com foco no trabalho psicanalítico com adolescentes. Entende que é na adolescência que as confusões se ativam mais intensamente. A necessidade de destituir a autoridade dos pais externos confunde-se com a queda dos pais internos, o que deflagra a necessidade de identificação introjetiva -processo que, por sua vez, aparece no apego a figuras sociais, grupos musicais, esportivos e culturais. As ideias aqui desenvolvidas partem do conceito de reciprocidade estética (Meltzer, 1992; 1995), culminando em ampliações sobre os processos de identificação e introjeção, que se desenrolam exatamente nessa troca recíproca.

Palavras-chave : reciprocidade estética; introjeção; projeção; função alfa; simbolização.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License