SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número98La espera en la "Era de la pri(e)sa"Un análisis del yo en tiempos de virtualidad y aislamiento: reflexiones psicoanalíticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

TAVARES, José Luiz Cordeiro Dias. O tempo eróptico: algumas notas sobre o mal-estar do silêncio e as respostas na contemporaneidade. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.98, pp. 107-122. ISSN 0103-5835.

Este artigo propõe olhar para o sofrimento psíquico contemporâneo. Para isso, o percurso feito pela psicopatologia desde o século XVII é revisitado, nele se destacando o impacto promovido por Freud, que passou da ausculta para a escuta das vozes falando dos conflitos neuróticos que desafiavam a anatomia e a fisiologia médica. A psicanálise se dá na relação com a cultura. Como pensar a psicopatologia hoje? Na clínica psicanalítica atual, a infelicidade neurótica divide espaço com outros sofrimentos, como, por exemplo, as várias formas de adição química, comportamentos workaholic, vício digital, descontrole no uso dos cartões de crédito, transtornos alimentares e manifestações psicossomáticas, além de respostas erópticas em uma modalidade selfie do existir. Propõe-se que um dos articuladores dessas ocorrências possa ser um estado de mal-estar do silêncio, próprio da contemporaneidade, que produz ruídos para ensurdecer a experiência do estar-em-si.

Palabras clave : psicopatologia; contemporâneo; silêncio; psychopathology; contemporary; silence.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License