SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número98Bacurau, "bacurando-me", "bacurando-se"El inefable sujeto de ser en nosotros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

VANNUCCHI, Ana Maria Stucchi. Transformações do/no analista: assombrações e assombros. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.98, pp. 291-307. ISSN 0103-5835.

Neste trabalho a autora procura pensar a experiência clínica com dois pacientes, com os quais surgiram vivências estranhas e ameaçadoras, que ela nomeia de início como assombrações. Suas reflexões sugerem que as transformações que o analista pode fazer dessas assombrações - suas intuições, seu pensamento onírico e funcionamento alfa - podem trazer desenvolvimentos úteis à dupla analítica, como o surgimento de novos vértices, a ampliação do espaço mental e a possibilidade de digerir e elaborar fortes emoções, movimentos mais ligados à noção de assombro, pensado como propiciador do conhecer e do ser. O trabalho aborda também as transformações vividas pelo analista em sua formação, as transformações propiciadas pela escrita analítica, bem como as transformações existenciais durante a vida do analista, que podem dificultar sua função analítica, necessitando constantes cuidados e reanálises.

Palabras clave : assombração; assombro; conhecer; ser uno com (at-one-ment); formação analítica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License