SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número99Solilóquios com um fósforo queimado: notas do cafezinho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

FONSECA, Vera Regina J. R. M.. Como se cria uma casa? Reflexões sobre a formação no Instituto Durval Marcondes. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.99, pp. 25-42. ISSN 0103-5835.

A partir de um depoimento pessoal introdutório, a autora faz um apanhado dos princípios que nortearam sua gestão como Diretora do Instituto de Psicanálise Durval Marcondes, particularmente a ênfase na responsabilidade do Instituto em propor mudanças que se fazem necessárias e em supervisionar o processo formativo dos filiados, incluindo a disposição de não negligenciar problemas que se anunciam de modo mais ou menos explícito. São listados os temas centrais da formação e as respectivas discussões na Diretoria e na Comissão de Ensino: a ideia de seminários complementares que pudessem preencher lacunas na formação, a formação continuada, avaliação e acompanhamento, análise pessoal, supervisão e seminários clínicos e teóricos, elitismo na formação e ética. Finaliza destacando a importância de se buscar modos de avaliar e seguir a qualidade e as características de nossa formação; uma opção, que pode e deve ser complementada por outras, foi uma pesquisa sobre o segundo relatório, que é a produção final dos membros filiados, realizada entre 2017 e 2020.

Palavras-chave : formação psicanalítica; ética; análise didática; supervisão; seminários.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License