SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número99Como se cria uma casa? Reflexões sobre a formação no Instituto Durval MarcondesUm lugar para pensar: uma hipótese sobre o enquadre interno do psicanalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

CORREA, Mario Luiz Prudente. Solilóquios com um fósforo queimado: notas do cafezinho. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.99, pp. 43-58. ISSN 0103-5835.

As intuições originais de Freud se verticalizaram em aprofundamentos teórico-clínicos e se horizontalizaram tornando-se populares. Em ambos os sentidos, o movimento trouxe novos desafios para a comunicação, tanto em sentido alongado, com o grande público, como em sentido lateral, de diálogo entre pares. Apreensões que privilegiam disjunções, e não cesuras entre novos desenvolvimentos epistemológicos e teorias consagradas, podem contribuir para um sentimento de expansão dispersiva do universo de discurso em psicanálise. Por fim, analisa-se o desafio que representa a vulgarização de formulações geniais, passíveis de um processo de kitschização epistemológica, com subtração de seus aspectos subversivos.

Palavras-chave : gênio; mito social; establishment; metapsicologia; kitsch.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License