SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número99Solilóquios com um fósforo queimado: notas do cafezinhoVeios de ouro na formação psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

FRANCO, Wilson de Albuquerque Cavalcanti  e  KUPERMANN, Daniel. Um lugar para pensar: uma hipótese sobre o enquadre interno do psicanalista. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.99, pp. 59-74. ISSN 0103-5835.

Pretendemos contribuir para os debates acerca da formação do psicanalista - mais especificamente, sobre a forma como se constitui, na trajetória de um psicanalista, o modo de pensar que caracteriza essa práxis. Situamos essa proposta como uma alterativa às investigações que se pautam nos dispositivos institucionais voltados à formação, acreditando que a ênfase no processo vivido pelo psicanalista em formação oferece subsídios mais claros em relação àquilo que uma formação, quando bem-sucedida, promove. Nesse contexto salientamos o lugar peculiar que cabe à teoria e à imago dos autores canônicos, tentando sugerir formas de evitar que sejam promotores de paralisia e submissão, mas sim promotores de rigor e criatividade.

Palavras-chave : psicanálise; clínica psicanalítica; formação em psicanálise; S. Ferenczi.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License