SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número99Um lugar para pensar: uma hipótese sobre o enquadre interno do psicanalistaOs veios de ouro da formação psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

BARROS, Izelinda Garcia de. Veios de ouro na formação psicanalítica. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.99, pp. 77-88. ISSN 0103-5835.

Neste texto, escrito para a aula inaugural dos cursos de formação do Instituto de Psicanálise da SBPSP, a autora exemplifica o entrelaçamento entre os inícios da psicanálise e a infância através dos registros de algumas "crianças exemplares" daquela época. Com o caso do "Pequeno Hans" Freud inaugura uma dupla trilha na construção do conhecimento em psicanálise: a reconstrução com base no material clínico de adultos e a observação do desenvolvimento dessas mesmas configurações psíquicas nas crianças. Anos mais tarde, ao trazer o "infantil" para a sala de análise Melanie Klein tomou essa segunda escolha - a da observação iluminada pelos princípios da psicanálise - como seu projeto maior. A Sociedade de São Paulo oferece, ao lado da formação de adultos, o curso de formação em análise de crianças. Um convite aos colegas que iniciam sua jornada: não se esqueçam de olhar, quem sabe até levar as suas bateias para as bandas desse veio de ouro que nossa comunidade lhes oferece.

Palavras-chave : modelos de mente; psicanálise de adultos; análise de crianças; o infantil na sala de análise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License