SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue99No more! The wickedness of Cronos, the elderly and the current brazilian scenarioAfter all, where is the phallus? The paths traced by its eternal search author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

QUAGLIATTO, Helga de Souza Machado et al. Incluir a inclusão: psicanálise na escola. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.99, pp. 183-199. ISSN 0103-5835.

O presente artigo relata a experiência do projeto Incluir a Inclusão, que desenvolveu uma intervenção psicanalítica em uma escola pública, a partir de uma situação-problema revelada através do acting de um aluno da proposta inclusiva. Na busca da constituição de um espaço grupal para o pensar, no ambiente vivo da sala de aula, construíram-se modelos estéticos, incluindo expressões gráficas, imagens e palavras. Estes se apresentaram como uma tentativa de realizar a tessitura representacional, oferecendo elementos para o trabalho psíquico em sua multiplicidade vincular. Apreende-se, nessa dimensão, que a escola poderá se constituir como um espaço de subjetivação, à medida que desenvolver um invólucro psíquico, frente aos excessos pulsionais das tramas relacionais, incluindo-se como promotora de saúde mental.

Keywords : psicanálise; escola; inclusão; agentes de saúde mental; grupo de trabalho.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License