SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número99Não dá mais! A impiedade de Cronos, o idoso e o cenário atual brasileiroAfinal, onde está o falo? Os caminhos traçados por sua eterna busca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

QUAGLIATTO, Helga de Souza Machado et al. Incluir a inclusão: psicanálise na escola. J. psicanal. [online]. 2020, vol.53, n.99, pp. 183-199. ISSN 0103-5835.

O presente artigo relata a experiência do projeto Incluir a Inclusão, que desenvolveu uma intervenção psicanalítica em uma escola pública, a partir de uma situação-problema revelada através do acting de um aluno da proposta inclusiva. Na busca da constituição de um espaço grupal para o pensar, no ambiente vivo da sala de aula, construíram-se modelos estéticos, incluindo expressões gráficas, imagens e palavras. Estes se apresentaram como uma tentativa de realizar a tessitura representacional, oferecendo elementos para o trabalho psíquico em sua multiplicidade vincular. Apreende-se, nessa dimensão, que a escola poderá se constituir como um espaço de subjetivação, à medida que desenvolver um invólucro psíquico, frente aos excessos pulsionais das tramas relacionais, incluindo-se como promotora de saúde mental.

Palavras-chave : psicanálise; escola; inclusão; agentes de saúde mental; grupo de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License