SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número100Diverso, transmorfo: o sexo que não éAtendimento online e sexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

BRANCALEONI, Ana Paula Leivar. Desaquendando o humor na pista de batalha: convites promovidos por travestis de baixa renda. J. psicanal. [online]. 2021, vol.54, n.100, pp. 51-68. ISSN 0103-5835.

Propõe-se analisar, por meio de percurso etnográfico, o humor de um grupo de travestis do interior de São Paulo, tendo por aporte teórico a psicanálise. Tem-se como objetivo específico compreender: o uso do pajubá, dialeto partilhado pelo grupo, no humor produzido por essas pessoas; as funções do humor nas relações estabelecidas com a heteronormatividade. Dialogaremos com excertos de entrevistas e situações observadas ao longo de trabalho de campo. A partir de análise temática, identificaram-se várias dimensões do humor criado entre elas, a saber: constituição de modos de sociabilidade, despatologização das travestilidades, indicação do caráter performático do binarismo de gêneros, transformação da angústia em riso e celebração da vida.

Palavras-chave : humor; travestilidades; psicanálise; pajubá.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License