SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número100Fronteras de la sexualidad: visiones sobre identificaciones"Cosa de niña": implicaciones y atribuciones del femenino en el cuidado de una adolescente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

MENDONCA, Lilian Cardoso de  y  ARCHANGELO, Ana. Questões de gênero, da psicanálise e da educação. J. psicanal. [online]. 2021, vol.54, n.100, pp. 97-114. ISSN 0103-5835.

Questões referentes à identidade de gênero se apresentam na contemporaneidade como um imperativo para a psicanálise e para a educação. A pergunta que o traduz é se temos conseguido escutar o que as crianças nos dizem a esse respeito e o que temos feito com o que escutamos. À luz da psicanálise e dos estudos sobre gênero, este artigo descreve e analisa experiências vividas em sala de aula, em que manifestações sobre identidade de gênero estão presentes. O material provém de registros colhidos em um projeto educativo desenvolvido em uma escola pública do estado de São Paulo, do qual as autoras participaram como coordenadora e como bolsista.

Palabras clave : identidade de gênero; psicanálise; educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License