SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número100Questões de gênero, da psicanálise e da educação"Serás-hétero-ou-não-serás": a lesbianidade nas Atas da Sociedade Psicanalítica de Viena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

OLIVEIRA, Marianna Ramos e. "Coisa de menina": implicações e atribuições do feminino no atendimento de uma adolescente. J. psicanal. [online]. 2021, vol.54, n.100, pp. 115-128. ISSN 0103-5835.

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos e atribuições do feminino na constituição da mente e expressão da sexualidade de uma adolescente de 13 anos de idade. Para tal, são utilizados excertos de sessões realizadas ao longo de um ano e meio de trabalho psicanalítico. O discurso apresentado pelos pais significa a feminilidade com uma compreensão apoiada na fantasia da falta originária, na qual as características da menina se afirmam pelo que ela não tem e não pode ser, limitando possibilidades mais genuínas de reconhecimento. Quanto à paciente, a recusa da feminilidade é discutida, não como uma expressão ontológica, mas defensiva, de modo a encontrar meios de existência própria em oposição às expectativas dos pais. O artigo discute aspectos de "vir a ser", próprios da adolescência, precedentes à definição da sexualidade propriamente dita, compreendendo o feminino como construção individual que virá a qualificar possibilidades de expressão do eu em continência e criatividade.

Palavras-chave : psicanálise; adolescência; gênero; psicologia clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License