SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número100"Coisa de menina": implicações e atribuições do feminino no atendimento de uma adolescenteA simbolização do sexual no pequeno Hans índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MARTINS, Flávia Ripoli. "Serás-hétero-ou-não-serás": a lesbianidade nas Atas da Sociedade Psicanalítica de Viena. J. psicanal. [online]. 2021, vol.54, n.100, pp. 129-144. ISSN 0103-5835.

Este artigo objetiva estudar os discursos dos primeiros psicanalistas sobre a lesbianidade, a partir de uma análise teórico-documental das Atas da Sociedade Psicanalítica de Viena. Investigando a problemática do desejo lésbico, buscamos contribuir com o reconhecimento dos limites e potencialidades das teorias psicanalíticas sobre o sexual. Para tanto, foram examinadas as duas principais hipóteses sobre o desejo lésbico desenvolvidas nas reuniões da Sociedade Psicanalítica de Viena e discutiu-se a origem das relações entre lesbianidade e masculinidade do ponto de vista psicanalítico, assinalando algumas questões que a lesbianidade pode formular sobre as relações entre a psicanálise e o patriarcado.

Palavras-chave : história da psicanálise; lesbianidade; Atas da Sociedade Psicanalítica de Viena; sexualidade feminina.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License