SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número101Ideias para pensar o século XXITecnonarciso: Eros e identidade no reino da imagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

CASSORLA, Roosevelt M. S.. Arrancando os olhos: reflexões sobre negacionismo. J. psicanal. [online]. 2021, vol.54, n.101, pp. 35-55. ISSN 0103-5835.

O texto visa estudar o negacionismo do ponto de vista psicanalítico. Inicialmente se estudam personagens míticos propondo-se que Liríope, Édipo e Jocasta "fizeram vista grossa" para a realidade. Em seguida são discutidas situações clínicas em que os pacientes deformam a percepção da realidade atacando seu aparelho de percepção, em particular a visão. O estudo clínico se articula com a abordagem do negacionismo social. Propõe-se que, nessas situações, aquilo que se nega é substituído por uma nova realidade baseada em narrativas mentirosas que buscam recuperar mitos ancestrais idealizados. São discutidos também aspectos da formação analítica. O trabalho é concluído alertando-se para o risco de negar os perigos representados pelo negacionismo fanático.

Palavras-chave : negacionismo; negação; recusa; visão; formação psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License