SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número101Tecnonarciso: Eros e identidade no reino da imagemA clínica psicanalítica no acompanhamento terapêutico: experiência, escrita e transmissão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

SANTOS, Vanessa Silva dos  e  CASTANHO, Pablo. Sofrimento psíquico na universidade: reflexões sobre pertencimento e racismo. J. psicanal. [online]. 2021, vol.54, n.101, pp. 73-88. ISSN 0103-5835.

Este artigo propõe reflexões sobre o sofrimento psíquico no contexto universitário, destacando a problemática do racismo com base em uma vinheta clínica. Como referencial teórico diante de tal tarefa utilizaremos as contribuições das teorias psicanalíticas de grupo, particularmente o pensamento do psicanalista francês René Kaës. O acesso ao ensino superior para algumas camadas sociais não se dá sem a existência de diversas barreiras que afetam as condições de pertencimento efetivo à universidade, tais barreiras incluem questões relativas a classe, raça e gênero. A partir da experiência apresentada, propomos uma problematização que posiciona o racismo brasileiro no campo do pacto denegativo. A invisibilização do debate em relação à questão da cor da pele juntamente com a suposta democracia racial no Brasil se constituem em mecanismos que sustentam o racismo institucional no país.Dessa forma, entendemos que a luta contra o racismo demanda o rompimento do pacto de silêncio e do imobilismo que o sustenta.

Palavras-chave : estudantes universitários; sofrimento psíquico; teorias psicanalíticas de grupo; racismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License