SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número101Sofrimento psíquico na universidade: reflexões sobre pertencimento e racismoÁguas paradas, um rio que corre: a linguagem das tormentas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

ALVES, Lucas de Oliveira; BLOSS, Gerusa Morgana  e  MARSILLAC, Ana Lúcia Mandelli de. A clínica psicanalítica no acompanhamento terapêutico: experiência, escrita e transmissão. J. psicanal. [online]. 2021, vol.54, n.101, pp. 89-104. ISSN 0103-5835.

O artigo se refere à experiência clínica no dispositivo acompanhamento terapêutico (at) em um projeto de extensão universitária. O projeto em questão concerne à clínica ampliada e é sustentado pela psicanálise. Percorremos a dimensão da escrita: do sujeito, dos casos, da transmissão, destacando alguns fundamentos das teorizações freudianas e lacanianas, em diálogo com autores contemporâneos, que orientam a escuta e a construção dos casos. Salientamos a relação do sujeito com a cidade: a dinâmica de enlace com a rede, com a família e com a comunidade indica que a dinâmica do AT colabora com a reconfiguração de espaços e sentidos do viver. Dessa maneira, esse dispositivo se apresenta como uma possibilidade de compor e tecer estratégias antimanicomiais.

Palavras-chave : acompanhamento terapêutico; psicanálise; clínica; cidade; escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License