SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número101Águas paradas, um rio que corre: a linguagem das tormentasClínica Transcultural: o exercício de uma psicanálise decolonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

WEISSMANN, Lisette. Fazer análise em língua estrangeira?. J. psicanal. [online]. 2021, vol.54, n.101, pp. 123-140. ISSN 0103-5835.

Este artigo discute a questão da língua escolhida para fazer análise. O trabalho parte dos entraves no trabalho psicanalítico na língua materna de um analisando para pensar clínica e teoricamente a escolha de uma língua estrangeira como potente para expressar e se aprofundar na vida emocional dos sujeitos. O objetivo é problematizar os casos de pessoas polilíngues, bilíngues e as que só falam a língua materna, pensando a língua como um meio de manifestação da vida psíquica em psicanálise. Por meio de casos clínicos discutimos o uso da língua materna e de uma língua estrangeira para fazer análise, os mal-entendidos vinculares em casais interculturais e entre os migrantes no processo de elaboração do luto pela terra abandonada e a insegurança quanto à nova língua a ser aprendida no país de acolhimento.

Palavras-chave : psicanálise na língua materna; psicanálise em língua estrangeira; casais interculturais; mal-entendidos; migração.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License