SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número101Turbulencia y ausencia en la relación analítica"Introduction to narcissism" or "Introduction of narcissism": about the impairments of understanding resulting from the Standard translation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

CARDOSO, Bruno Cavaignac Campos  y  AMPARO, Deise Matos do. Por uma escuta sensível: a escarificação na adolescência como fenômeno multifacetado. J. psicanal. [online]. 2021, vol.54, n.101, pp. 221-237. ISSN 0103-5835.

Define-se a escarificação como o comportamento de machucar-se sem que haja intenção consciente de suicídio ou perversão sexual. Identificando-se um aumento recente de tais práticas bastante associadas à fase da adolescência, o presente artigo pretende contribuir com a leitura psicanalítica sobre autolesão na adolescência, buscando contemplar a metapsicologia do fenômeno e a especificidade da clínica psicanalítica para esses casos. Para tanto, foram utilizados trechos de entrevistas feitas com adolescentes que se cortam. Em geral, a prática de autolesão é sustentada por uma intricada cadeia associativa, na qual o sentido do corte frequentemente escapa a quem se corta. Notam-se importantes variações correspondentes à função do corte no corpo, frequentemente relacionado a dificuldades de simbolização de afetos decorrentes do traumatismo, a fragilidades narcísicas e identitárias, ao retorno pulsional da agressividade erotizada ao próprio corpo, ao "corte" do sofrimento, pela transformação deste em dor física, entre outras possibilidades. Para amenizar tais dificuldades, sugere-se que a intervenção clínica seja "feita sob medida" para cada adolescente atendido, com base na escuta sensível da psicodinâmica latente ao ato de se cortar.

Palabras clave : escarificação; automutilação; autolesão; autoagressão; adolescência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License