SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número101Para una escucha sensible: la escarificación en la adolescencia como fenómeno multifacéticoViviendo la noche en la oscuridad de los sentidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

MARANGONI, Vinícius Xavier Cintra  y  OKAMOTO, Mary Yoko. "Introdução ao narcisismo" ou "Introdução do narcisismo": sobre os prejuízos de compreensão resultantes da tradução Standard. J. psicanal. [online]. 2021, vol.54, n.101, pp. 239-252. ISSN 0103-5835.

Este trabalho aborda um detalhe da tradução (Standard) do título de um importante artigo de Freud - "Sobre o narcisismo: uma introdução" -, procurando demonstrar como um pequeno deslize em sua tradução resultou em prejuízos consideráveis para seu entendimento. Inicialmente, são apresentadas as críticas à tradução da Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud e, em seguida, um breve histórico do conceito de narcisismo na obra de Freud, com base no qual pretende-se demonstrar como o narcisismo renovou a teoria da libido.

Palabras clave : narcisismo; psicanálise; novas traduções; Edição Standard Inglesa; Marilene Carone.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License