SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número101"Introdução ao narcisismo" ou "Introdução do narcisismo": sobre os prejuízos de compreensão resultantes da tradução StandardVozes negras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

OLIVEIRA, Adriana Maria Nagalli de. Habitando a noite nas trevas dos sentidos. J. psicanal. [online]. 2021, vol.54, n.101, pp. 253-268. ISSN 0103-5835.

O presente trabalho expõe as ideias de Bion sobre transformações em alucinose, sustentadas por uma experiência clínica. Também trabalha as ideias de capacidade negativa, reverie e continente-contido. Traz considerações sobre a construção de significados pela dupla analista-analisando, tendo como pano de fundo manifestações de dor e terror que são experimentadas no campo analítico. A pergunta que o trabalho suscita (mas que não ousa responder) é: Como o analista poderá alcançar um instrumento auxiliar a fim de permitir que a sessão aconteça com atenção relaxada e atitude aberta, contribuindo para a sobrevivência do vínculo analítico, considerando a ocorrência de fatos não digeridos, objetos bizarros, identificação projetiva excessiva, alucinose, inveja e destrutividade?

Palavras-chave : alucinose; transformações; objeto bizarro; reverie; continente-contido.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License