SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número102La nueva miradaVirtualidad y psicoanálisis: ¿nuevos caminos para el encuentro humano? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

TANIS, Bernardo. Do Fort-Da ao Fortnite: hiperconectividade e exaustão. J. psicanal. [online]. 2022, vol.55, n.102, pp. 47-60. ISSN 0103-5835.

Este trabalho investiga aspectos do impacto das transformações socioculturais na produção de subjetividades. Dispõe-se a enfocar olhar reflexivo em torno da revolução digital e da sua aguda hiperconexão que levam ao estabelecimento de uma particular relação espaçotemporal. O foco deste trabalho é tomar dois modos de jogo colocados no eixo temporal de 1920 a 2021 que permitiram alguma indagação sobre certas diferenças a respeito do que pode ser um jogo ou um brincar estruturante - Fort-Da, analisado por Freud em Além do princípio do prazer -, e um jogo lúdico da nossa era digital - o Fortnite. A análise aborda a singularidade de cada uma dessas duas experiência lúdicas e contribui para elucidar certa confusão, reinante no meio psicanalítico, entre a constituição do sujeito psíquico e a subjetividade historicamente determinada, bem como alude sinteticamente aos modos de entrelaçamento.

Palabras clave : subjetividade contemporânea; brincar; simbolização; Fort-Da.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License