SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número102Do Fort-Da ao Fortnite: hiperconectividade e exaustãoExaustão: como os algoritmos estão tecendo o sofrimento psíquico da hiperconectividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

SURREAUX, Helena Ardaiz. Virtualidade e psicanálise: novas sendas para o encontro humano?. J. psicanal. [online]. 2022, vol.55, n.102, pp. 61-74. ISSN 0103-5835.

Este artigo debruça-se sobre a virtualização do mundo a partir do evento da pandemia do novo coronavírus e suas repercussões sobre a psicanálise, principalmente nas dimensões da clínica e da transmissão dessa disciplina. Parte de uma reflexão sobre a essência virtual da psicanálise, fundamentada na dinâmica psíquica de uma área de ilusão/realidade, presença/ausência, que está na gênese dos processos constitutivos do Eu. Aborda o grande impacto da pandemia na vida humana e a busca de transcendência da condição mortífera a partir do incremento da comunicação virtual. Esta sustenta a continuidade da prática analítica com pacientes e permite o seguimento das formações nos institutos de psicanálise, bem como as supervisões. Toda a extensão do tripé formativo da psicanálise pôde manter-se viva por meio da virtualidade. Congressos e uma ampla gama de espaços de intercâmbio através da tela tornam-se possíveis. Por fim, a autora compartilha sua experiência como diretora de Admissão e Formação no ILAP e expõe a grande renovação, integração e aprofundamento que o crescimento da virtualização trouxe à dinâmica da transmissão da psicanálise nesse Instituto.

Palavras-chave : psicanálise; pandemia; virtualidade; formação psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License