SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número102Virtualidad y psicoanálisis: ¿nuevos caminos para el encuentro humano?Movimientos inquietantes en psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

BARBOSA, Marielle Kellermann. Exaustão: como os algoritmos estão tecendo o sofrimento psíquico da hiperconectividade. J. psicanal. [online]. 2022, vol.55, n.102, pp. 75-87. ISSN 0103-5835.

O presente artigo busca descrever um cenário pós-pandemia no qual pacientes e psicanalistas estão juntos, presentes no mesmo tecido da hiperconectividade. Termo este que designa tanto a presença online como a lógica que constitui a extração e o compartilhamento de dados na internet, lançando o sujeito humano a uma condição nova no que se refere à relação com a tecnologia. Convida-se para o diálogo o psicanalista Fabio Herrmann, que, com sua postulação acerca do método, nos permite discordar de Byung-Chul Han quando este afirma que a psicanálise não nos oferece acesso algum ao sofrimento próprio da pós-modernidade. Apesar de discordar neste ponto, tomam-se as postulações do filósofo coreano como próximas à compreensão dos pacientes no consultório da atualidade, em especial as condições de sintomas como depressão, burnout e a nova economia da atenção.

Palabras clave : hiperconectividade; psicanálise; sociedade do cansaço; burnout; sofrimento psíquico.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License