SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número102A forração melancólica na pandemia e a função vitalizadora do analista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

ALVES, Lucas de Oliveira  e  MARSILLAC, Ana Lúcia Mandelli de. As utopias de Ai Weiwei: objeto a, arte e política. J. psicanal. [online]. 2022, vol.55, n.102, pp. 183-199. ISSN 0103-5835.

O presente artigo analisa algumas obras do artista contemporâneo Ai Weiwei, estabelecendo articulações entre o conceito lacaniano de objeto a, utopia e arte contemporânea. Alguns aspectos desses conceitos são apresentados e relacionados com obras do artista concernentes à atual crise dos refugiados, desdobrando-se em análises e discussões de questões subjetivas e políticas tangenciadas por tais obras. Estas, nos enlaces que promovem entre artista e público, bem como entre diferentes tempos e contextos, suscitam críticas a injustiças que se repetem na história, sinalizando possibilidades de mudança nos modos de se relacionar com o outro. O caráter político das criações, de modo análogo à utopia e ao objeto a, não se fixa em imagens ideais, mas opera na abertura de sentidos, imagens e, por conseguinte, de realidades.

Palavras-chave : psicanálise; utopia; objeto a; arte; política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License