SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue102The utopias of Ai Weiwei: object a, art and politicsBetween ants and termites author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

CESAR, Fátima Flórido  and  RIBEIRO, Marina Ferreira da Rosa. A forração melancólica na pandemia e a função vitalizadora do analista. J. psicanal. [online]. 2022, vol.55, n.102, pp. 201-217. ISSN 0103-5835.

Com base no cenário pandêmico, que deflagrou dores inconsoláveis, lutos, culpas e reparações infindáveis, compartilhamos neste artigo a suposição de que prevaleceu o que aqui nomeamos forração melancólica, desencadeada pela necessidade de isolamento social somando-se às mortes inesperadas e à proibição de rituais de sepultamento. Daí surgiram sofrimentos melancólicos amenos até estados de ser esmagados por uma melancolia densa que nos convocaram, como analistas, também afetados pela pandemia, a não perder de vista nossa função vitalizadora. Para aprofundar a reflexão, apresentamos um fragmento clínico que nos alerta para a necessidade de encontrar formas de cuidar de nossos pacientes, de modo que as dores pessoais não formem um tipo de aderência à situação coletiva de desamparo e dificuldades de sonhar o futuro.

Keywords : pandemia; melancolia; função vitalizadora; futuros.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License