SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70Representações de valores humanos de alunos de 5ª à 8ª séries do ensino fundamentalA interdisciplinaridade como metodologia e a psicanálise como eixo referencial comum índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

PORTILHO, Evelise Maria Labatut  e  KUSTER, Sonia Maria Gomes de Sá. Estratégias de aprendizagem da criança em processo de alfabetização. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.70, pp. 23-29. ISSN 0103-8486.

Este trabalho apresenta o estudo realizado pelo grupo de pesquisa "Psicopedagogia: Aprendizagem/Ensino", da PUCPR, intitulado "O aprendente do seu aprender e do aprender do outro". Atualmente, o grupo investiga as estratégias de aprendizagem utilizadas pelas crianças da 1ª série da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, que apresentam diferentes históricos escolares. São estudadas cinco diferentes estratégias de aprendizagem: personalização, memorização, atenção, processamento da informação e metacognição. Foi construído um protocolo de observação da criança, preenchido a partir dos testes elaborados pelo grupo sobre a linguagem. O resultado até aqui obtido é fruto da reflexão, análise, perseverança, busca do desconhecido, discussão e, principalmente, aprendizagem dos pesquisadores envolvidos e que, nas suas diferenças de crenças e experiências, fortalecem-se como grupo.

Palavras-chave : Aprendizagem; Estratégias de aprendizagem; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License