SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70A interdisciplinaridade como metodologia e a psicanálise como eixo referencial comumO desenvolvimento da criatividade e da autonomia na escola: o que nos dizem piaget e vygotsky índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BARONE, Leda Maria Codeço. Trauma e filiação em Ferenczi: efeitos na relação professor-aluno. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.70, pp. 42-48. ISSN 0103-8486.

Ferenczi fornece elementos para tecer uma teoria de filiação, apontando uma equação entre os pares: professor-aluno, adulto-criança e psicanalista-paciente. Uma equação desses pares é possível porque neles há assimetria entre seus membros em relação à quantidade de experiência; ao grau de integração do ego e ao tipo de linguagem. Uma vez que não são claros os limites entre estes membros, os efeitos, de um sobre o outro, tornam-se desconhecidos e complexos, abrindo espaço à dimensão de trauma. Neste trabalho, proponho analogia entre a teoria da filiação psicanalítica sugerida por Ferenczi - compreendida como fenômeno traumático - e a relação professor-aluno em situação de aprendizagem formal. Comparando os pares: adulto-criança, professor-aluno e psicanalista-paciente, destaco duas possibilidades: uma relação baseada na passividade, num tipo de identificação submissa com o pai, professor, analista, e outra baseada na atividade, quando a criança, o aluno ou o paciente supera os eventos traumáticos envolvidos na relação, conseguindo autonomia.

Palavras-chave : Trauma emocional; Relação professor-aluno; Autonomia [personalidade].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License