SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue70The development of creativity and autonomy at school: what Piaget and Vygotsky sayThe psychopedagogy impact on education on the Federal District author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

BERLIM, Clara Geni; PORTELLA, Fabiani Ortiz; FRANCESCHINI, Ingrid Schroeder  and  CARVALHO, Mônica Timm de. Princípios e práticas do empreendedorismo: um novo paradigma em educação e em psicopedagogia. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.70, pp. 62-67. ISSN 0103-8486.

Este artigo indica alguns princípios que podem nascer no cotidiano das práticas educacionais, com o objetivo de criar uma atitude empreendedora nos diferentes sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Apresenta uma proposta inovadora que está sendo construída numa parceria entre o Colégio Israelita Brasileiro e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RS), com o apoio da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Rio Grande do Sul (ABPp-RS). A Psicopedagogia trabalha com os processos de aprendizagem e suas diferentes formas de apropriação e manifestação. Assim, pode contribuir para a compreensão da singularidade de cada sujeito envolvido nesse processo, considerando suas atitudes, habilidades e competências. O grande desafio da Psicopedagogia, nesse caso, está na articulação da proposta que busca desenvolver o empreendedorismo, das características da instituição-escola e da diversidade dos sujeitos e sua construção de projetos efetivos que envolvam, inclusive, a responsabilidade social.

Keywords : Psicopedagogia; Aprendizagem; Educação; Empreendedorismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License