SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue70The psychopedagogy impact on education on the Federal District author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

GRIZ, Maria das Graças Sobral. O caminho para a transdisciplinaridade. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.70, pp. 77-80. ISSN 0103-8486.

Neste artigo de revisão bibliográfica, procuramos mostrar o caminho da Psicopedagogia ao longo de sua história. Ela procurou, na epistemologia convergente, estudar a aprendizagem humana, buscando, em outras áreas de conhecimento, conteúdos que viessem conduzir uma prática solucionadora dos problemas de aprendizagem, cada dia mais elevados em nossas crianças brasileiras. Pudemos observar seu percurso ao longo de um caminhar multidisciplinar, onde várias teorias discorriam sobre os percalços surgidos na aprendizagem do sujeito, tentando dar conta desta problemática. No entanto, estas áreas de conhecimento se atrelavam de forma justaposta, cada uma analisando sobre seu próprio viés. Houve, porém, uma grande contribuição, uma vez que, nestas áreas de conhecimento, a Psicopedagogia encontrou formas de agir diversas. Como na multidisciplinaridade, a Psicopedagogia ainda não encontrou respostas para seus questionamentos, ela se atrela aos caminhos da interdisciplinaridade. Aqui, ela encontra maior respaldo, pois percebe que o sujeito é analisado como um ser global, transversalizado, na sua singularidade, por uma pluralidade, enquanto sujeito inserido em uma cultura. A psicopedagogia se encontra, neste seu caminhar, com a transversalidade. Aqui, ela vai além do dito, e procura compreender o que está por trás do não-dito, para poder dar conta dos problemas da aprendizagem humana. Como a Psicopedagogia é um conhecimento inconcluso, ela não se fecha na transversalidade. Ela continua seu caminho por este viés, em busca de uma solução.

Keywords : Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade; Aprendizagem; Singularidade; Pluralidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License