SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71Escrita ortográfica: análise do desempenho ortográfico de universitáriosDesempenho na resolução de problemas envolvendo o conceito aditivo em sujeitos com dislexia do desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

NIKAEDO, Carolina Cunha et al. Nível de leitura e compreensão de sentenças faladas no ensino fundamental: diagnóstico diferencial dos problemas de leitura. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.71, pp. 107-115. ISSN 0103-8486.

O presente trabalho objetivou verificar a eficácia do Teste de Compreensão de Sentença Escrita (TCSE) e do Teste de Compreensão de Sentença Falada (TCSF) na avaliação de habilidades de compreensão de sentença escrita e falada via Internet, além de verificar a dissociação entre déficits de compreensão de informação escrita e da decodificação de informação auditiva. Resultados mostram que os testes discriminam o desempenho interséries e que a pontuação aumentou em função das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Análises de correlações revelam que o número de acertos no TCSE esteve positivamente correlacionado com o número de acertos no TCSF. Desta forma, os instrumentos descritos podem ser utilizados para avaliação de habilidades de leitura em escolares como auxílio no diagnóstico diferencial dos problemas de leitura. Assim, é possível identificar se existe uma dissociação entre déficits de compreensão de informação escrita e na decodificação de informação auditiva.

Palavras-chave : Leitura; Avaliação; Computadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License