SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue71Performance in the problems resolution involving the addictive concept in subject with developmental dyslexiaLearning styles and school inclusion: a project for educational qualification author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

FERRACINI, Fernanda; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, Natália Martins  and  CAPOVILLA, Fernando César. Avaliação de vocabulário expressivo e receptivo na educação infantil. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.71, pp. 124-133. ISSN 0103-8486.

Problemas com desenvolvimento da linguagem oral podem indicar a existência de distúrbios específicos de linguagem, tais como disfasia e dislexia, ou risco de apresentar esses distúrbios. Quando tais problemas são detectados precocemente, procedimentos terapêuticos específicos podem ser empregados para prevenir a ocorrência dos distúrbios ou reduzir a gravidade dos sintomas. A eficácia da detecção precoce pode ser aumentada pelo uso de instrumentos padronizados para avaliar diferentes componentes do desenvolvimento da linguagem, tais como vocabulários receptivo e expressivo. Participaram deste estudo 122 crianças, de três a cinco anos de idade. O vocabulário receptivo foi avaliado via Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP), e o vocabulário expressivo, via Lista de Avaliação de Vocabulário Expressivo de Rescorla (Lave), cujas pontuações foram analisadas como função da idade, tendo o nível de inteligência (avaliado via Escala de Maturidade Mental Colúmbia) como covariante. Com base no alfa de Cronbach e no método de divisão em metades de Spearman-Brown, resultados indicaram que TVIP e Lave são bastante precisos. ANOVAS revelaram aumento significativo nas pontuações do TVIP e da Lave como função da idade. ANCOVAS tendo nível de inteligência como covariante revelaram aumento significativo na pontuação no TVIP com a idade, mas não na pontuação da Lave com a idade, devido à ocorrência de efeito de teto. Tais resultados sugerem que o TVIP é adequado para avaliar o vocabulário receptivo na faixa etária dos três aos cinco anos, e que a Lave parece mais adequada para faixa etária inferior.

Keywords : Vocabulário; Testes de linguagem; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License