SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue72An investigation about child playing within the Winnicott's perspective, on the time-space in the kindergarten: contributions of the Psychoanalysis for the Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

FERREIRA, Tais de Lima; CAPELLINI, Simone Aparecida  and  CIASCA, Sylvia Maria. Avaliação das habilidades fonológicas, de leitura e escrita em indivíduos com paralisia cerebral congênita hemiparética. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.72, pp. 192-202. ISSN 0103-8486.

O presente estudo teve por objetivos caracterizar e comparar o desempenho fonológico e de leitura e escrita em indivíduos com Paralisia Cerebral Hemiparética à direita e à esquerda (PC-H). Participaram deste estudo 16 indivíduos com PC-H, com idade entre 7 e 13 anos, que freqüentam ensino fundamental regular público. Os indivíduos foram divididos em dois grupos: GSd (grupo de indivíduos com PC-H à direita) e GSe (grupo de indivíduos com PC-H à esquerda). Os resultados demonstraram que os sujeitos avaliados apresentam alterações de leitura e escrita de base fonológica, apesar dos indivíduos do GSe apresentarem melhor desempenho nos resultados do que os indivíduos do GSd no que se refere à emissão e à recepção da linguagem escrita.

Keywords : Aprendizagem; Paralisia cerebral; Transtornos de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License