SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue72The school (in) discipline in the Piaget's, Winnicott's and Vygotsky's perspectivesThe Psychopedagogy and the aspects of the interdisciplinarity and transdisciplinarity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MASINI, Elcie F. Salzano. Formação profissional em Psicopedagogia: embates e desafios. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.72, pp. 248-259. ISSN 0103-8486.

As publicações sobre Psicopedagogia, em livros e revistas especializadas, comprovam que essa área de estudos já existe há décadas, no Brasil e na Europa. Esses anos de existência, no entanto, não foram suficientes para uma clara delimitação do objeto e especificidade da área. Restam, entre os próprios profissionais, embates sobre fins, local de exercício, modalidades e recursos de atuação e, com profissionais de outras áreas, discussões sobre os limites de seu objeto de estudo. Em meio aos problemas de delimitações, há concordância que a Psicopedagogia é a área que estuda o processo de aprendizagem e seus bloqueios. Ao tratar de aprendizagem no Século XXI - um cenário onde o homem se debate no movimento entre o real e o virtual, submerso cada dia mais em profusão de informações - a Psicopedagogia enfrenta um dos maiores desafios de nossa época. Como lidar com o aprender do ser humano neste cenário? A busca de uma resposta demanda, em primeiro lugar, a definição precisa de seu objeto de estudos e especificidade, como quadro referencial de delimitação dessa área. Isso requer aprofundamento de estudos, de pesquisas e análise crítica das mesmas - condição indispensável para discussão sobre a formação de profissionais. Este é o tema desta comunicação.

Keywords : Psicopedagogia; história; Competência profissional; Área de atuação professional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License