SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número72A (in) disciplina escolar nas perspectivas de Piaget, Winnicott e VygotskyA Psicopedagogia e as questões da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MASINI, Elcie F. Salzano. Formação profissional em Psicopedagogia: embates e desafios. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.72, pp. 248-259. ISSN 0103-8486.

As publicações sobre Psicopedagogia, em livros e revistas especializadas, comprovam que essa área de estudos já existe há décadas, no Brasil e na Europa. Esses anos de existência, no entanto, não foram suficientes para uma clara delimitação do objeto e especificidade da área. Restam, entre os próprios profissionais, embates sobre fins, local de exercício, modalidades e recursos de atuação e, com profissionais de outras áreas, discussões sobre os limites de seu objeto de estudo. Em meio aos problemas de delimitações, há concordância que a Psicopedagogia é a área que estuda o processo de aprendizagem e seus bloqueios. Ao tratar de aprendizagem no Século XXI - um cenário onde o homem se debate no movimento entre o real e o virtual, submerso cada dia mais em profusão de informações - a Psicopedagogia enfrenta um dos maiores desafios de nossa época. Como lidar com o aprender do ser humano neste cenário? A busca de uma resposta demanda, em primeiro lugar, a definição precisa de seu objeto de estudos e especificidade, como quadro referencial de delimitação dessa área. Isso requer aprofundamento de estudos, de pesquisas e análise crítica das mesmas - condição indispensável para discussão sobre a formação de profissionais. Este é o tema desta comunicação.

Palavras-chave : Psicopedagogia; história; Competência profissional; Área de atuação professional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License