SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73The portfolio and the authorship of thought: a study in the Psychopedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

RIBAS, Angela; ROSA, Marine Raquel Diniz da  and  KLAGENBERG, Karlin. Avaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.73, pp. 2-8. ISSN 0103-8486.

A presente pesquisa teve por objetivo estudar a relação entre o processamento auditivo e a dificuldade de aprendizagem. Foram selecionadas 50 crianças, em faixa etária de 8 a 15 anos, portadoras de dificuldade de aprendizagem e que, na avaliação audiológica periférica, apresentaram limiares auditivos dentro da normalidade. Estas crianças foram submetidas a anamnese específica e à avaliação central da audição. Observou-se que 88% da amostra apresentaram alteração do processamento auditivo, e a classificação dos resultados revelou: quanto ao grau, 40% da amostra tiveram alteração leve, 32%, alteração moderada e 16%, alteração severa do processamento; quanto ao tipo, 16% tiveram dificuldade em organização, 12%, em codificação, 20%, em decodificação e 40%, dificuldades em uma ou mais categorias. Estes dados sugerem grande relação entre audição e aprendizagem.

Keywords : Aprendizagem; Percepção auditiva; Audição; Transtornos da audição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License