SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73Uma visão psicopedagógica do bullying escolarA Epistemologia da Psicopedagogia: reconhecendo seu fundamento, seu valor social e seu campo de ação. Comemorando os 15 anos da ABPp - Paraná Sul, 2006 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

CORSO, Helena Vellinho. Dificuldades de aprendizagem e atrasos maturativos: atenção aos aspectos neuropsicomotores na avaliação e terapia psicopedagógicas. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.73, pp. 76-89. ISSN 0103-8486.

O trabalho aborda as relações entre as dificuldades de aprendizagem e os atrasos maturativos. A revisão teórica procura explorar a natureza desta relação, ao mesmo tempo em que tenta estabelecer uma noção atualizada de maturação, que inclui em seu conceito o fator ambiental. Partindo de evidências clínicas, o estudo apresenta a evolução de três pacientes de psicopedagogia com perfil imaturo mediante o atendimento psicopedagógico. De um lado, a presença de um quadro de imaturidade inicial, nestes casos, ilustra e parece confirmar a relação entre a dificuldade de aprendizagem e atrasos maturativos. De outro lado, verifica-se, pela comparação dos gráficos que traçam o perfil neurológico do paciente antes e depois do atendimento psicopedagógico, o quanto uma terapia de aprendizagem integradora permite, concomitantemente com progressos na aprendizagem, a superação desses atrasos maturativos. O estudo busca a complementaridade da presente abordagem - que considera os aspectos neuropsicomotores da aprendizagem - com as que enfatizam, por exemplo, os aspectos vinculares e relacionais presentes no processo de aprender.

Palabras clave : Aprendizagem; Transtornos de aprendizagem; Desenvolvimento infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License