SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue74Psychopedagogy and health: reflexions about psychopedagogic intervention in hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

BRAGA, Simone da Silva; SCOZ, Beatriz Judith Lima  and  MUNHOZ, Maria Luiza Puglisi. Problemas de aprendizagem e suas relações com a família. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.74, pp. 149-159. ISSN 0103-8486.

Este trabalho visa discutir as influências da família na produção de problemas de aprendizagem, evidenciando-se a importância da alteridade em família para formar sujeitos que se reconhecem autores de seus pensamentos e, conseqüentemente, sujeitos com modalidades de aprendizagem sadias. Apresentamos a família como ponto de partida para a criança desenvolver uma particular modalidade de aprendizagem, observando que os diferentes tipos de modalidades de ensino familiar estão altamente relacionados com a formação das modalidades de aprendizagem das crianças. Descrevemos as características predominantes nas famílias facilitadoras da aprendizagem e as características das famílias que causam dificuldades nos processos de aprendizagem de seus membros. Como conclusão, afirmamos a necessidade da Psicopedagogia discutir mais amplamente as formas de interação da família e as possibilidades de intervenção que resgatem o reconhecimento da autoria de pensamento e o desejo de adquirir novos conhecimentos das crianças e de suas famílias.

Keywords : Transtornos de aprendizagem; Família; Pensamento; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License