SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue74Problemas de aprendizagem e suas relações com a famíliaGraduating teachers: an investment in self known author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

NOFFS, Neide de Aquino  and  RACHMAN, Vivian C. B.. Psicopedagogia e saúde: reflexões sobre a atuação psicopedagógica no contexto hospitalar. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.74, pp. 160-168. ISSN 0103-8486.

O presente artigo tem o objetivo de sistematizar a experiência de planejamento e intervenção psicopedagógica, elaborada pela supervisora e por alunas do curso de Psicopedagogia da PUC-SP, no setor de Pediatria do Hospital Servidor Público Estadual (HSPE), no período de março do ano de 2004 a dezembro do ano de 2006. Para tanto, é introduzida a história da classe hospitalar nos âmbitos internacional e nacional, bem como a formação do profissional (professor) que atua nesse contexto, procurando situar o leitor em relação ao local e ao sujeito da pesquisa. Em seguida, é retratada a história da classe hospitalar do HSPE, bem como o percurso que a Psicopedagogia da PUC-SP tem seguido na instituição, a partir da verificação de uma grande lacuna existente entre a formação inicial das professoras de classe hospitalar e a demanda apresentada no seu dia-a-dia, fato que sinaliza um espaço de atuação para o psicopedagogo na instituição.

Keywords : Educação; Serviços de saúde da criança; Educação baseada em competências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License