SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75Caracterização do desempenho de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em provas operatórias: estudos de casosO software educativo no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de opinião de alunos de uma quarta série do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CARVALHO, Fabrícia Bignotto de; CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro  e  CIASCA, Sylvia Maria. Distúrbios de aprendizagem na visão do professor. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.75, pp. 229-239. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: A educação, atualmente, percorre grandes e variadas discussões, e, o fracasso escolar é uma realidade visível. Pesquisas confirmam o fracasso escolar como um desafio a ser vencido. O presente estudo propõe identificar o saber daquele que atua diretamente com o aluno, o professor, por considerá-lo um personagem importante no diagnóstico de alunos com distúrbios de aprendizagem, pois, muitas vezes, crianças com essa problemática recebem estigmas ou atitudes equivocadas referentes às suas ações na sala de aula. OBJETIVO: Verificar o conhecimento do professor quanto aos distúrbios de aprendizagem. MÉTODO: Para atender o objetivo, foi aplicado um questionário aos professores da rede pública de ensino. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente e postos em discussão. RESULTADOS: Os resultados apontaram para o desconhecimento do professor quanto à diferença entre distúrbios de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem. CONCLUSÃO: Os achados deste estudo nos fazem pensar que o professor precisa rever seus métodos de ensino, seus conhecimentos práticos e teóricos e ir à busca do conhecimento.

Palavras-chave : Educação; Transtornos de aprendizagem; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License