SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75Distúrbios de aprendizagem na visão do professorO atendimento psicopedagógico num enfoque sistêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SCATTONE, Cristiane  e  MASINI, Elcie F. S.. O software educativo no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de opinião de alunos de uma quarta série do ensino fundamental. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.75, pp. 240-250. ISSN 0103-8486.

Esta pesquisa refere-se à opinião de alguns educandos sobre os softwares educativos em seu próprio processo de aprendizagem. Este trabalho surgiu do atendimento psicopedagógico, em consultório, a aprendizes que, por diversos motivos, apresentavam resistência a aprender. Esta investigação coletou dados de alunos de uma classe da quarta série do ensino fundamental, por meio de questionário. Para apreciação objetiva, foi realizada uma análise percentual das respostas fechadas e uma análise qualitativa das respostas abertas, buscando-se assim compreender a contribuição dos softwares educativos na aprendizagem. Constatou-se que os softwares educativos desafiaram e aguçaram a curiosidade dos educandos e que, com a utilização deste recurso, o fato de errar não inibiu os educandos e até favoreceu o processo de ensino-aprendizagem. A análise evidenciou que o uso desse recurso despertou o interesse e a motivação dos educandos pela aprendizagem. Frente a isso, cabe enfatizar a importância dos softwares educativos para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Processo de ensino-aprendizagem; Software educativo; Recurso psicopedagógico; Resistência para o aprender.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License