SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue75(A) about the learning and teaching: wires, webs and networks as metaphors in subjectivity, learning and PsychopedagogyHistorical courses of pedagogy and the information society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MONTEIRO, Maria Therezinha de Lima et al. A primeira década da Psicopedagogia no Distrito Federal e a Educação. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.75, pp. 272-284. ISSN 0103-8486.

A Associação Brasileira de Psicopedagogia-Seção Brasília completa mais de dez anos de atuação na capital federal, realizando encontros, congressos nacionais e internacionais, seminários e atividades junto à Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Como precursora e primeira presidente da ABPp-Seção Brasília, juntamente com membros da atual diretoria, decidiu-se apresentar os resultados desses trabalhos e seu impacto na educação. O estudo focalizou a atuação dos psicopedagogos nas escolas pública e particular, bem como em outras instituições, como clínicas, hospitais, ONGs, etc. Com uma amostragem de 240 especialistas na área, aleatoriamente extraída de uma população de 600 psicopedagogos, procurou-se avaliar as técnicas de intervenção psicopedagógica nos parâmetros da linha de trabalho adotada, os resultados obtidos e realização profissional. A satisfação na situação de trabalho, as dificuldades enfrentadas e o grau de preparo oferecido pelos cursos de especialização "lato sensu" foram também focalizados. O impacto da psicopedagogia na educação na capital federal está refletido, essencialmente, nos trabalhos da Equipe de Avaliação e Apoio da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal.

Keywords : Psicopedagogia; Pedagogia; Psicologia; Psicogênese.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License