SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75(A)cerca do aprender e do ensinar: fios, teias e redes como metáforas em subjetividade, aprendizagem e PsicopedagogiaPercursos históricos da pedagogia e a sociedade da informação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MONTEIRO, Maria Therezinha de Lima et al. A primeira década da Psicopedagogia no Distrito Federal e a Educação. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.75, pp. 272-284. ISSN 0103-8486.

A Associação Brasileira de Psicopedagogia-Seção Brasília completa mais de dez anos de atuação na capital federal, realizando encontros, congressos nacionais e internacionais, seminários e atividades junto à Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal. Como precursora e primeira presidente da ABPp-Seção Brasília, juntamente com membros da atual diretoria, decidiu-se apresentar os resultados desses trabalhos e seu impacto na educação. O estudo focalizou a atuação dos psicopedagogos nas escolas pública e particular, bem como em outras instituições, como clínicas, hospitais, ONGs, etc. Com uma amostragem de 240 especialistas na área, aleatoriamente extraída de uma população de 600 psicopedagogos, procurou-se avaliar as técnicas de intervenção psicopedagógica nos parâmetros da linha de trabalho adotada, os resultados obtidos e realização profissional. A satisfação na situação de trabalho, as dificuldades enfrentadas e o grau de preparo oferecido pelos cursos de especialização "lato sensu" foram também focalizados. O impacto da psicopedagogia na educação na capital federal está refletido, essencialmente, nos trabalhos da Equipe de Avaliação e Apoio da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Pedagogia; Psicologia; Psicogênese.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License