SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue75The first decade of the Psychopedagogy in the Federal District and the Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MARCHELLI, Paulo Sergio  and  DIAS, Carmen Lúcia. Percursos históricos da pedagogia e a sociedade da informação. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.75, pp. 285-297. ISSN 0103-8486.

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir algumas das causas que tiveram como efeito a pedagogia produzida nos dias de hoje, remontando ao século XIX a origem das idéias que levaram ao desenvolvimento do self-government e do trabalho em grupo, métodos situados na base do movimento escolanovista surgido no século XX, que deu à reflexão sobre a criança e a escola seu caráter instrumentalista atual. Os autores se valem das literaturas de época e de trabalhos contemporâneos para mostrar que os estudos no campo pedagógico não podem prescindir das explicações sobre as teorias e as práticas escolares do passado, sendo essa uma condição necessária para a compreensão do que está sendo realizado no presente.

Keywords : Humanidades; Educação, história; Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License