SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75A primeira década da Psicopedagogia no Distrito Federal e a Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MARCHELLI, Paulo Sergio  e  DIAS, Carmen Lúcia. Percursos históricos da pedagogia e a sociedade da informação. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.75, pp. 285-297. ISSN 0103-8486.

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir algumas das causas que tiveram como efeito a pedagogia produzida nos dias de hoje, remontando ao século XIX a origem das idéias que levaram ao desenvolvimento do self-government e do trabalho em grupo, métodos situados na base do movimento escolanovista surgido no século XX, que deu à reflexão sobre a criança e a escola seu caráter instrumentalista atual. Os autores se valem das literaturas de época e de trabalhos contemporâneos para mostrar que os estudos no campo pedagógico não podem prescindir das explicações sobre as teorias e as práticas escolares do passado, sendo essa uma condição necessária para a compreensão do que está sendo realizado no presente.

Palavras-chave : Humanidades; Educação, história; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License