SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76As hipóteses diagnósticas nos casos de dificuldades escolares: experiência em equipe multiprofissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

GLASER, Jacqueline Andréa  e  FAVRE, Johnny Guedes de Lima. A moral como obstáculo para a aprendizagem sistemática. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.76, pp. 2-13. ISSN 0103-8486.

Há um obstáculo que impede ou torna difícil a apropriação do saber em algumas crianças, que se traduz pela reprovação, e conseqüentemente, pelo fracasso escolar. Esse obstáculo não é necessariamente de ordem cognitiva, funcional, emocional ou social, mas provavelmente de origem moral. O objetivo dessa pesquisa é investigar o valor obediência (estádio de heteronomia) na criança como possível causa do fracasso escolar, pela relação existente entre a obediência, a autoridade e as regras. Essa pesquisa foi realizada com 13 crianças, de 8 a 11 anos, alunos de escolas públicas de Lyon - França. Fazem parte do protocolo a aplicação das histórias morais, a verificação da consciência de regras, a análise do nível de estrutura cognitiva e o teste projetivo "Família Educativa". Os resultados nos mostraram que a maioria de nossos sujeitos está ainda no estádio de heteronomia moral. A maior parte deles ainda não adquiriu a consciência de regras, por isso eles vivem numa dinâmica na qual o respeito unilateral predomina, apresentam dificuldade para se descentrar e se colocar no ponto de vista do outro, condição necessária para haver aprendizagem.

Palavras-chave : Desenvolvimento moral; Criança; Transtornos de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License