SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76A moral como obstáculo para a aprendizagem sistemáticaEl cuerpo... un eclipse a develar en el proceso de enseñanza aprendizaje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BACHA, Stella Maris Cortez; FINOCCHIO, Ana Lúcia Ferra  e  RIBEIRO, Mônica Scharth Féo. As hipóteses diagnósticas nos casos de dificuldades escolares: experiência em equipe multiprofissional. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.76, pp. 14-24. ISSN 0103-8486.

No atendimento às crianças e adolescentes oriundos de escolas públicas para avaliação e/ou intervenção, no Laboratório Psicoeducacional da UNIDERP, utiliza-se as terminologias Distúrbio de Aprendizagem (DA), Dificuldade na Aprendizagem Escolar (DAE) e Distúrbio Específico de Leitura-Escrita (DLE), a partir de definições e delimitações propostas na literatura. O objetivo do presente trabalho foi verificar a eficiência no uso destas terminologias para as hipóteses diagnósticas levantadas nas avaliações de aprendizagem realizadas. Foram consultados todos os protocolos dos casos atendidos e analisadas as hipóteses diagnósticas levantadas junto aos casos atendidos no ano de 2006. Dos 40 casos com a queixa de dificuldade escolar confirmada, a maioria, 15 (37,5%), teve a hipótese diagnóstica inicial de DAE, 35%, DLE e 27,5%, DA. Destacaram-se os componentes emocionais e/ou comportamentais. O atendimento no Laboratório é clínico, mas com perspectiva também educacional. As terminologias utilizadas (DA, DAE e DLE), de uma forma geral, representaram o conjunto de dados levantados em cada caso estudado e puderam orientar as intervenções.

Palavras-chave : Transtornos de aprendizagem; Dislexia; Terminologia; Psicologia educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License