SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76The body... an eclipse in the education process learningA emergência da Psicopedagogia como ciência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

ANGELINI, Rossana Aparecida Vieira Maia  and  GOMES, Neusa. O imaginário e a adolescência do jovem especial. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.76, pp. 33-42. ISSN 0103-8486.

O objetivo desse trabalho é apresentar a necessidade de que os jovens especiais têm de colocar seus conflitos, suas angústias em relação à sua adolescência, frente à sua família e à sociedade em que vivem, bem como apresentar o sujeito que habita esses jovens, seu imaginário em relação à sociedade, dentro de uma abordagem psicopedagógica e sociointeracionista, em que mediar atitudes, relações familiares e sociais possa ampliar os espaços desse sujeito para buscar entender e reconstruir condições psíquicas que lhe permitam conviver bem em sociedade. A mediação para esses conflitos torna-se fundamental, condição que possibilitará o desenvolvimento de suas funções superiores e a compreensão das relações de aprendizagem que podem estabelecer na sociedade. Partimos da intermediação e da observação de um grupo de jovens que é atendido na clínica psicopedagógica. Dessa forma, discute-se, também, o imaginário dos pais em relação ao filho ideal e ao filho especial, e a estruturação psicoafetiva e social do filho real.

Keywords : Educação especial; Psicopedagogia; Imaginação; Relações interpessoais; Relações pais-filho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License