SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76O espectro autista no contexto institucional: aspectos constitutivos do desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CEZAR, Kelly Priscilla Lóddo; MORAIS, Nayra Carolina Bueno de; CALSA, Geiva Carolina  e  ROMUALDO, Edson Carlos. Acentuação gráfica: criação e aplicação de um jogo de regras. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.76, pp. 62-74. ISSN 0103-8486.

O presente artigo teve por objetivo apresentar os resultados de uma criação e aplicação de um jogo de regras, elaborado pelos pesquisadores, sobre o conteúdo de acentuação gráfica, a fim de evidenciar a capacidade de promover melhorias acerca do tema proposto juntamente com o processo de intervenção psicopedagógica. O ponto de partida foram os resultados divulgados por pesquisas e dados oficiais, que revelam um baixo desempenho na aprendizagem de diversos conteúdos escolares. Reflexões acerca das metodologias de ensino são de grande relevância, uma vez que estudos vêm demonstrando que o uso de jogos como recurso didático pode melhorar o desempenho dos alunos em diferentes áreas do conhecimento. Para aplicação do jogo no testes piloto, a pesquisa contou com três alunos que estudavam em redes públicas do município de Maringá/PR. A escolha foi relacionada à série escolar a qual freqüentavam, ou seja, entre 4ª e 5ª série. Os resultados preliminares evidenciaram que a intervenção psicopedagógica com o uso de jogos de regras facilita o processo de tomada de consciência acerca das regras de acentuação, bem como contribui para o aperfeiçoamento de esquemas cognitivos essenciais para a construção do conhecimento, revelando a importância dessa metodologia para o processo de ensino e aprendizagem dentro e fora da escola.

Palavras-chave : Educação; Jogos e brinquedos; Escrita manual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License